A Prefeitura de Cuiabá, nesta segunda-feira (25), Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, a Secretaria da Mulher irá realizar um ato simbólico, ‘um varal da luta’, para a reflexão sobre a temática, que ainda mostra-se tão urgente. Só neste ano, cinco casos de feminicídio foram registrados em Cuiabá. O ato será realizado a partir das 16h, na Praça Alencastro e contará com a presença da primeira-dama, Márcia Pinheiro. A ação integra a campanha '21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres'.
A praça terá como símbolo camisetas brancas, com marcas de mãos vermelhas, e mensagens sobre a violência de gênero. O mesmo ato é realizado em Recife, sede do Instituto Banco Vermelho, que surgiu da inquietação de duas
mulheres recifenses, Andrea Rodrigues e Paula Limongi, que enfrentaram de perto o impacto devastador do feminicídio em suas vidas.
"É possível dar voz às mulheres silenciadas e alcançar aquelas que ainda não reconhecem a violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial que sofrem. Entendo que esse tema deve ser uma prioridade nas agendas das três esferas de governo e sempre mantive o diálogo para promover estruturas na capital que auxiliem nessa construção", avalia a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro.