A ACIP/CDL de Patrocínio realizou com grande sucesso o primeiro dia do 1º Simpósio de Saúde Mental e Fatores Psicossociais, um evento essencial para discutir os desafios da saúde mental no ambiente de trabalho e as recentes mudanças na legislação trabalhista. Durante os quatro dias de evento, especialistas irão compartilhar conhecimentos e estratégias para a gestão de doenças psicossociais, com destaque para os impactos do enquadramento de B91 e o preenchimento da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho).
Entre os palestrantes, um momento especial foi a participação do Dr. Adriano Ávila Machado, médico perito federal e médico do trabalho, que trouxe contribuições valiosas sobre a atuação dos profissionais da saúde e das empresas na gestão dessas questões.
Além disso, ele foi homenageado por sua dedicação e impacto positivo na comunidade. “O Dr. Adriano sempre foi uma referência para todos nós. Sua presença e trabalho nos orientam, e é com muito orgulho que prestamos essa homenagem a ele, que tem contribuído imensamente para a saúde mental e o bem-estar dos trabalhadores em nossa cidade”, afirmou Valéria Gomes, diretora de Saúde e Segurança do Trabalho da ACIP/CDL.
Para Valéria, o evento representou um marco na atualização das empresas e profissionais sobre a nova Norma Regulamentadora (NR) referente à prevenção e afastamentos decorrentes de doenças psicossociais. “O simpósio foi uma oportunidade ímpar para esclarecer como as empresas e os trabalhadores podem agir diante dessas mudanças. Com a nova legislação, torna-se fundamental que empregadores adotem medidas preventivas para garantir um ambiente saudável, reduzindo afastamentos e promovendo o bem-estar dos colaboradores. Esse evento trouxe orientações práticas e embasamento técnico para que todos possam se adequar e agir de forma assertiva”, destacou.
O presidente da ACIP/CDL, Thiago Batista de Almeida, também comentou sobre a relevância do simpósio, destacando o engajamento dos empresários. “É uma alegria para nós estar aqui para falar de um tema tão importante, que é a nossa saúde mental. Esse simpósio acontece de forma próspera, porque é uma demanda gerada pelos nossos associados e pelas empresas aqui de Patrocínio. Com certeza, é o primeiro de muitos eventos com esse tema que realizaremos. O simpósio foi dividido em quatro etapas, e cada uma delas foca em um público diferente: empresários, médicos do trabalho, colaboradores e profissionais dos departamentos de RH das empresas”, afirmou Thiago.
O evento, que segue até o dia 2 de abril, também contou com a participação de especialistas de renome, como Dra. Bruna Brandão, médica psiquiatra; Clesio Camilo de Sousa, psicólogo especialista em Neuropsicologia; Lúcia Andrade, pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho; e Dr. Nilo Reis, médico do trabalho e fisioterapeuta, que compartilharam conhecimentos sobre as melhores práticas de gestão de saúde mental nas empresas.
Palestrantes:
Dra. Bruna Brandão – Médica psiquiatra
Clesio Camilo de Sousa – Psicólogo especialista em Neuropsicologia
Lúcia Andrade – Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho
Dr. Nilo Reis – Médico do trabalho e fisioterapeuta
Cronograma do evento:
• 19 de março de 2025 – 19h
Tema: Estratégias para a gestão de doenças psicossociais, com destaque para os impactos do enquadramento do B91 com preenchimento de CAT
• 25 de março de 2025 – 19h
Tema: A nova NR1 e suas implicações para a saúde mental nas empresas
• 27 de março de 2025 – 19h
Tema: A legislação trabalhista e o impacto no ambiente corporativo
• 02 de abril de 2025 – 19h
Tema: Como promover o bem-estar e saúde mental no ambiente corporativo
Todos os encontros ocorrerão na sede da ACIP/CDL de Patrocínio e são direcionados aos empresários associados da entidade.
Divulgação

Valéria Borges, diretora de saúde e segurança pública das Acip/CDL e Dr Adriano Ávila Machado, médico perito federal e médico do trabalho
Divulgação

Dr Adriano Ávila Machado, Sandra Barros e filhos Lucas e André
Divulgação

Dr Adriano Ávila, à esquerda sua irmã Cris Ávila, à direita Francisca Carneiro dos Santos (Chiquita) - Gerente agencia da previdência social até 2020 e Maria de Fátima Oliveira Moreira técnica previdenciária ambas aposentadas atualmente
Assista também as entrevistas da Módulo Fm 96,1